2 de nov. de 2011

Tradiçao

Morar em uma cidade como Sao Paulo, que convive com  habitos e costumes de muitas culturas, faz com que todos possamos nos adaptar a muitas tradiçoes, que podem até a fazer parte da nossa vida.
Mas mesmo assim ficamos surpresos com algumas coisas que podem ser diferentes, e este é o facinio de outros povos e que me cativam quendo viajo....
Sendo assim, conto que no dia 01/11 foi o dia de todos os Santos e no dia 2/11 o dia dos mortos, na casa da minha tia as 23 horas  do dia 1, começamos a arrumar a mesa para os nossos mortos, com todas as iguarias que nos comeriamos no dia seguinte......
E foi uma noite muito interessante, que vieram a tona varios causos de mortos e eventos tenebrosos, o resultado foi que ninguém queria ir ao banheiro sozinho....rsrsrsrrs da para imaginar..
Um dos causos mais levinhos...foi um senhor de Matrice que morreu e apareceu depois de alguns dias, em sonho de uma pessoa conhecida e pediu para mandar os oculos pelo fulano de tal que viria dentro de alguns dias....e o fulano morreu mesmo depois de alguns dias...e logico levou a encomenda....
A minha tia mantém algumas delas:
Ela me contou por exemplo, que quando a minha avozinha foi enterrada, dentro do caixao colocaram todos os pertences que ela usava e mais gostava (o terço, os livros de oraçao, a roupa que ela gostava etc......
Fizeram hoje uma missa no cemitério e todo o povoado foi em procissao da igreja até la....

Mesa deixada durante a noite para os nossos  mortos.....


Igreja de Santo Antonio em Matrice de onde saiu a procissao...
Avisos de morte que eu ja mostrei aqui mas é oportuno lembrar
 Imagem da Nossa Senhora da Estrada...
 Matrice.....
Até....
Arrivederci.....

5 comentários:

  1. Que beleza conhecer a cultura e costumes de outros paises,é vivendo, e aprendendo sempre.Que bonito dia de "Todos os Santos" que vcs tiveram,e Dia de Finados,aquí foi como sempre.Só dia 01/11,Dia de Todos os Santos,fomos ao casamento do sobrinho de Fausto,na Igreja "São José",lá no jardim Europa , por sinal muito lindo.
    Que bonita mesa p/os vossos mortos,devem ter ficado muito contentes e agradecidos.
    Maria vcs vão voltar dia 14/11,mesmo?ou não sabem ainda...Estamos indo p/ o Rio de Janeiro,dia 11/11, se DEUS quizer, e voltamos só dia 18/11,poís o meu neto Thiago,vai fazer sua 1ªcomunhão,no dia 19/11;no Colégio onde estuda, "Jesus Maria José",em Santo Amaro.Estamos muito felizes por isto,e ele está mais feliz ainda, em estado de Graças,um fofo,ele mesmo que decidiu fazer o catequismo e a 1ªcomunhão.Amei... As meninas estão bem e felizes e o frio, já está bastante forte? aquí o tempo está muito instável um horror, não se entende mais nada.
    Assim deixo meus abrços e aproveitem bastante,bjos c/ carinho,p/tdos.Marilena.

    ResponderExcluir
  2. Puxa, que coisa interessante !!
    O mais legal é isso que vc disse: viver e experimentar os hábitos, costumes de um povo !!
    Isso é cultura ... e um antropólogo iria adorar ver isso !!
    Obrigada por dividir estes hábitos conosco !!

    bjosss
    jurema

    ResponderExcluir
  3. Oí,Maria e meninas,espero que esteja tdo muito bem e que o tempo colabore ,aqui começou a esquentar novamente, parece jogo de ping-pong,e aja resistência pra isto.Vamos ver que o Verão,fique mais situado...
    Quero registrar ,que estivemos eu e o Fausto,no túmulo,do sr.Nicola e do sr. Osvaldo,queridos amigos,que nos deixaram saudades,fizemos uma prece juntos p/eles, c/ muito carinho, estava bem enfeitado,c/ flôres lindas.Devem estar bem contentes,c/ o carinho dos filhos.Assim deixo nossos abrços e muito carinho a vcs.A amiga, Marilena/Fausto.

    ResponderExcluir
  4. Querida Mary Walley,
    O PIETRO nasceu !!!!! Dia 28/10 , às 18:28 . Ele é lindo e já veio com carinha de homem. Estamos muito felizes e orgulhosos . Daí não pude colocar em dia as suas tão bem vindas aventuras e notícias. Hj estou em nossa cidade : Santos , já retornando à SPO , mas quero que vc me traga aquele carrinho azul que , na foto combinava com sua roupa ( ou é o contrário ??? ... rs, rs ) Bem chegando aqui eu acerto com voce .. Beijos a todos aí . Clara , vó do Pietro, Gigix, Mim e Clarinha

    ResponderExcluir
  5. Oi Petta, como estão por ai ??
    Não escreveu mais !!
    Acho que devem estar se preparando para a volta e de despedindo das pessoas !!

    Ah.... Clara, parabéns pelo netinho, saude para todos, e mta felicidade para os papais tbm !

    bjosss
    jurema

    ResponderExcluir